quinta-feira, 26 de maio de 2011

Barcelona x Manchester United - o jogo do ano, saiba porque


Times se reencontram depois de dois anos, quando disputaram a final pela última vez, em Roma.

O jogo deste sábado (28/05), em Wembley, tem tudo para ser uma das maiores decisões de Champions League de todos os tempos. Barcelona e Machester United são hoje os melhores times do mundo, é justo portanto que um palco como o Wembley Stadium, em Londres, receba uma final entre essas duas equipes.
Os catalães entram em campo como favoritos, por motivos óbvios. Venceu o campeonato espanhol com folga, arrasando o seu maior rival, o Real Madrid, em um dos dois jogos entre esses times na competição, por 5 a 0 (o outro jogo foi 1 a 1). No torneio europeu, tem o melhor ataque, com 27 gols marcados, 11 deles anotados por um certo Lionel Messi, que dispensa apresentações. O argentino duas vezes melhor do mundo é o fator de desequilíbrio principal do duelo. Aquele que mais vai chamar a atenção das câmeras e principalmente dos zagueiros (na verdade, uma ajudinha dos laterais e volantes pra marcá-lo iria bem, obrigado). Com Messi em campo, o jogo só termina quando acaba. Até que o juiz dê o apito final, nada estará definido.
Não é justo ofuscar jogadores como Iniesta e Xavi, segundo e terceiro melhores jogadores do mundo, respectivamente. Os dois são peças fundamentais para o esquema do técnico Pep Guardiola, dando seus toques de maestria no meio de campo. Para dificultar mais ainda, o time conta com uma zaga dura de ser batida, composta pelo capitão e sempre muito raçudo Puyol, e o habilidoso Piqué. Isso sem falar no apoio do lateral brasileiro Daniel Alves, que é o maior garçom dos espanhóis. Suas assistências são o melhor caminho para o gol. Não bastasse tudo isso, ainda pode ser citado David Villa, um dos artilheiros da última Copa do Mundo, e principal jogador da Espanha na conquista do título. Com isso e mais um pouco, o Barcelona justifica o seu título de melhor equipe do mundo.
Mas, como em um jogo há sempre um time do outro lado, vamos falar do Manchester. O time que hoje é cotado como o único que pode bater o Barcelona, que pode jogar de igual pra igual com os catalães. Também venceu o campeonato local com tranquilidade, ficando 9 pontos à frente do segundo colocado Chelsea. Ryan Giggs, com 37 anos, está voando baixo no torneio, o que lhe rendeu um espaço na seleção do mesmo. Wayne Rooney é outro que merece destaque. É a referência do time, o craque. Começou a temporada em baixa, deu a volta por cima e no primeiro semestre de 2011 voltou a ser o temido 'Shrek'. Além de estar jogando muito, Rooney ganhou um novo companheiro de ataque, Chicharito Hernández. Xodó da torcida e do técnico Alex Ferguson, a 'pequena ervilha' é sinônimo de gols quando está em campo. Fez 20 na atual temporada, porém, saiu do banco em muios jogos, devido à anterior titularidade do búlgaro Dimitar Berbatov. Somente no segundo turno do campeonato inglês que o técnico escocês começou a escalar Chicharito desdeo começo dos jogos. E deu resultado. A maioria de seus gols foram decisivos, portanto o mexicano é a esperança dos diabos vermelhos para que o placar saia do zero. Somando isso com uma zaga fortíssima, que tem o capitão Rio Ferdinand e o sérvio Vidic, forma-se uma equipe com grandes chances de derrubar o poderoso time espanhol.
Resumindo, o Barça chega a Londres como favorito, pelo que vem fazendo nos últimos tempos. Mas, assim que o juiz Viktor Kassai apitar o início de jogo, tudo se igualará. A final justifica toda a sua expectativa, tem todos os ingredientes que um jogo como esse poderia ter: os melhores times do mundo, o estádio que é a casa do futebol, no torneio interclubes mais importante do mundo. Portanto, sábado, dia 28/05, deixe os seus amigos te esperando pra bater aquela bolinha, diga a sua namorada que não vai dar pra ir ao cinema, não faça nada diferente de ligar a TV e assistir à final da UEFA Champios League 2011.






Nenhum comentário:

Postar um comentário