domingo, 8 de maio de 2011

Borussia Dortmund e Milan voltam a ser campeões em seus países

Na Alemanha, o Borussia não vencia desde 2002, enquanto o Milan quebrou em fim a hegemonia de seu maior rival, a Internazionale.

Dois campeões antecipados, que dominaram os seus campeonatos do começo ao fim. Principalmente o time de Dortmund, que desde que assumiu a liderança da Bundesliga, nas primeiras rodadas, não saiu mais de lá, e ninguém mais pode ultrapassá-lo. Uma equipe sob olhares desconfiados, pelo time ser muito jovem, desencantou e encheu os olhos dos seus torcedores (aliás, é a maior torcida da Alemanha, e teve a maior média de público da Europa, denovo, contando 80 mil torcedores por jogo!!!). O meia alemão Mario Götze (previamente citado aqui no blog) liderou o BVB ao título, ajudado também pelo artilheiro paraguaio Lucas Barrios. Fora esses e outros destaques individuais, a força do time está no coletivo, no grupo. É um elenco muito entrosado, e o técnico Jürgen Klopp soube se aproveitar disso, promovendo um rodízio de jogadores, a fim de evitar o cansaço dos mesmos. Se o Borussia contratar alguns jogadores com experiência, principalmente em competições internacionais, pode fazer bonito na Champions League do ano que vem.
Na Itália, finalmente tivemos um final diferente dos últimos 5 anos. Dessa vez, não foi a Inter que conquistou o Scudetto. O campeão é de Milão, joga no mesmo estádio que a Inter, mas usa as cores rubronegras. O Milan, time dos brasileiros Robinho, Thiago Silva e Alexandre Pato (que está bem acompanhado pela filha do primeiro ministro, Barbara Berlusconi), voltou a vencer o torneio que não vinha desde 2005. Ibrahimovic pode ser citado como principal jogador dos Rossoneros, mas joadores como Seedorf e Nesta, entre outros que fizeram uma grande temporada, não podem ser esquecidos. Mantendo-se a base e contratando alguns nomes de peso, o Milan tem tudo pra brigar pelo título da Liga dos Campeões da Europa.
Os dois times tiveram uma queda de rendimento nesse fim de temporada, talvez por já estarem acomodados com as grandes chances de se tornarem campeões (o que veio a se concretizar), mas com certeza são duas equipes para se ficar de olho na temporada que vem, e entram como favoritos em seus respectivos campeonatos, nos quais vão tentar defender o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário