terça-feira, 26 de abril de 2011

São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos: uma breve análise de cada um dos semifinalistas do Paulistão 2011

Neste fim de semana teremos os dois jogos das semifinais do Campeonato Paulista de 2011, entre São Paulo e Santos, Palmeiras e Corinthians. Vejamos quem tem mais calibre para ser o campeão desse ano.

São Paulo:
 No momento, o time mais completo e em melhor astral dos quatro grandes. Ainda em êxtase pelos 100 gols de Rogério Ceni, a equipe de Paulo Cesar Carpegiani parece ter encontrado o seu time ideal. A velocidade é o seu ponto forte, principalmente nos contra-ataques, nos quais o time joga pelas pontas. Lucas e Dagoberto vêm sendo a referência do São Paulo, que ganhou alguns "reforços" nessa reta final da competição. Com a equipe já classificada com antecipação para a segunda fase, o técnico deu oportunidades a jogadores como Ilsinho e Marlos, que se mostram boas opções para o banco de reservas (ou até mesmo para começarem jogando).
No setor defensivo, a tríade de zagueiros, Rodolpho, Alex Silva e Miranda mostra que tamanho é documento. Isso sem falar no ídolo que defende as redes tricolores. Casemiro e Carlinhos Paraíba fazem uma ótima proteção à zaga, enquanto Rodrigo Souto voltou a ser um jogador que pode ser aproveitado na posição. Falta alguém que segure mais a bola no meio, cadenciando o jogo. Teoricamente Rivaldo seria esse homem e, se entrar bem na partida, é o cara perfeito para realizar esse papel no time.

Palmeiras:
 Como sempre acontece com os times de Felipão, o Palmeiras tem como ponto forte a defesa. Deola se firmou como titular e vem tendo grandes aparições. A dupla de zaga Danilo e Thiago Heleno não é a que todo torcedor deseja ter, mas está conseguindo se virar. O apoio dos laterais e principalmente do volante Marcio Araújo são fundamentais para a manutenção do posto de melhor defesa do Brasil (é a que menos sofreu gols até o momento). O ataque deixa a desejar. Como de costume, Kléber é a referência, e o verdão criou uma dependência do camisa 30. Porém, Marcos Assunção e Valdívia (que vem voltando a mostrar porque é tao amando pelo torcedor alviverde) quebram o galho quando o centroavante não consegue se virar. Wellington Paulista chegou e é boa opção.

Corinthians:
 Viveu altos e baixos no torneio. Com as duas últimas vitórias, o time parece ter se acertado para o clássico contra o Palmeiras. Mesmo não mostrando o seu melhor futebol, o Timão costuma crescer em decisões, portanto não perde a sua credibilidade para o confronto. Tem o artilheiro do campeonato, Liedson, com 11 gols, que voltou a marcar nas quartas de final contra o Oeste. Além dele, poucos são os destaques individuais. Podem ser destacados Bruno César, que está de saída e voltou anjogar bem, e Paulinho, o melhor jogador do time ao lono da competição (pelo menos o mais regular). O alvinegro confia no seu coletivo, no entrosamento da equipe. William desencantou também contra a equipe de Itápolis, e pode aparecer formando dupla com o luso-brasileiro. É porém mais provável a permanência do xodó Dentinho ao lado do camisa 9.
Seu ponto fraco é a zaga, que não inspira confiança, e deixa o bom goleiro Julio Cesar muitas vezes na mão.

Santos:
Neymar e Ganso. Dois nomes são necessários para definir o Santos, mas façamos uma análise um pouco mais detalhada do time da Vila. Além dos dois maiores craques na atualidade do futebol brasileiro, o time conta com bons jogadores do meio pra frente. Já a defesa...deixa muito a desejar. O time também sente falta de um centroavante, alguém que só empurre a bola para o gol. Tem Keirrison, que não é mais o mesmo dos tempos de Palmeiras e Coritiba. Zé Eduardo quebra o galho, e se Maicon Leite, a melhor opção, é um jogador que sai muito da área e esbanja velocidade. E é nisso que a equipe aposta para derrubar a alta defesa sãopaulina, no toque rápido e na correria. Depois de conseguir a classificação na Libertadores, o clima melhorou no litoral.

Em suma, serão duelos muito equilibrados. Difícil é apontar um favorito. Não surpreenderia se qualquer um dos quatro vencesse o Paulista. Talvez o fator torcida possa pesar em favor de São Paulo e Palmeiras e contra Santos e Corinthians, respectivamente. Mas, o Morumbi nunca foi lá aquele caldeirão que assustasse muitos jogadores, e o Pacaembu é a casa do Corinthians. Meu palpite, com muito peso no coração, é que o São Paulo vença o Paulistão de 2011. Quem sabe eu não erro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário